Fuga de investimentos para os EUA contribui para alta inflação no País, diz Paulo Feldmann

De acordo com o professor, 2022 será um ano ruim, porque não foram tomadas as medidas adequadas em 2021 para resolver os problemas da fome, da pobreza e do desemprego

 18/01/2022 - Publicado há 2 anos
A previsão é que, em 2022, o governo não consiga resolver o problema da inflação – Foto : Jcomp – Frepick
Logo da Rádio USP

A inflação brasileira de 2021 fechou o ano como a maior desde 2015, em 10,06%. A taxa corresponde a quase o dobro da meta fixada para o ano, 5,25%. Para 2022, a expectativa é que a inflação continue alta, ainda que um pouco menor, com previsão entre 7% e 8%.

Paulo Feldmann, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)

Paulo Feldmann, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo, comenta sobre a situação do País. Segundo o professor, a previsão é que, em 2022, o governo não consiga resolver o problema da inflação. “Há uma conjunção de fatores negativos no horizonte, acontecendo todos ao mesmo tempo”, conta.

Um desses fatores é a fuga de investimentos para os Estados Unidos. A inflação no país fechou entre 6,5% e 7%, devido a um aumento nas taxas de juros motivado pelo grande crescimento no consumo.

Essas taxas altas de juros, somadas à segurança de investir no país, intensificaram a migração dos investimentos para lá, fortalecendo ainda mais o dólar e, por consequência, desvalorizando o real, causando o aumento da inflação. É possível que o valor do dólar supere R$ 6.

O professor conta que o volume maior de chuvas nos últimos tempos aumentou o nível dos reservatórios e permitiu que o governo adiasse o uso de termelétricas, que encarece muito o custo da energia. Essa situação possibilitará certa redução na inflação.

Outro fator que reduz a inflação é que o preço das commodities não deve crescer muito. Isso porque, segundo Feldmann, o mundo, como um todo, importa menos commodities. A China, especialmente, que ano passado comprou quase um terço do que o Brasil vendeu para o exterior, apresenta uma diminuição das compras desses itens, consequência da diminuição do ritmo de crescimento do país imposto pelo governo chinês.

Foto: Pixabay

A redução das exportações, que é ruim para a economia brasileira, acaba evitando grandes aumentos nos preços das commodities, segurando a inflação. Além dos problemas com a inflação, Feldmann destaca outros problemas enfrentados pelo País, como o desemprego, o aumento da fome e a desindustrialização, também relacionados à inflação.

Entre os fatores que prejudicam a economia brasileira, estão ainda as taxas altas de desemprego e de trabalho informal, que resultam na diminuição do consumo da população. Além da saída de investidores estrangeiros do País, empresas brasileiras também devem segurar seus investimentos, aguardando o resultado das eleições presidenciais, previstas para o fim do ano.

A população sente

Para Feldmann, o impacto que a população sofrerá pela inflação alta é o pior dos problemas. Entre os complicadores, está a questão do Auxílio Brasil contemplar apenas um terço do número de famílias que deveria contemplar e do número de pessoas contempladas pelo auxílio emergencial. A situação intensifica o aumento da fome no País, que já alcança índices altos.

“Imagina-se que 2022 será um ano ruim, porque não foram tomadas as medidas adequadas em 2021 para resolver os problemas”, conta,  referindo-se a problemas como a fome, a pobreza e o desemprego.

Sobre o desemprego, destaca a falta de políticas do governo de geração de emprego, apoiadas na posição do ministro Paulo Guedes de não intervir na economia.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.