França está a todo vapor na implantação da inteligência artificial

Glauco Arbix comenta que um dos objetivos do projeto é aumentar para 250 os profissionais especializados em IA

21/10/2019 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Na edição de hoje, o professor Glauco Arbix comenta sobre o plano estratégico de inteligência artificial que o presidente Emmanuel Macron anunciou no ano passado, de mais de US$ 1,5 bilhão até 2022. A palavra-chave é integração, investindo em supercomputadores, formação de profissionais qualificados e na construção de novos departamentos nas universidades francesas, e estão construindo quatro novos estudos 3IA (Institutos Interdisciplinares de Inteligência Artificial).

Os quatro institutos, que estão a pleno vapor, têm como um dos objetivos aumentar para 250 os profissionais especializados em IA, por ano, abrangendo todas as áreas do conhecimento. “Esse é um exemplo de como os países reagem ao avanço da inteligência artificial. Espero que no Brasil algo semelhante ocorra, e a USP tem um lugar a ocupar”, ressalta Arbix.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Observatório da Inovação.

Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.