Fornos a lenha das pizzarias contribuem para o aumento da poluição

Restaurantes liberam aproximadamente 117 toneladas de material particulado fino, valor equivalente a 9,4% da emissão de veículos automotores

 10/06/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

O programa Ambiente É o Meio desta semana conversa com a professora Regina Maura de Miranda, do curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, sobre pesquisa de mestrado que analisou as emissões de gases poluentes em pizzarias da cidade de São Paulo.

A cidade tem aproximadamente 6,5 mil pizzarias e os resultados da pesquisa mostraram que, anualmente, elas liberam na atmosfera 117 toneladas de material particulado fino, o equivalente a 9,4% do total desse mesmo tipo de poluente emitido por veículos automotores.

O estudo analisou três pizzarias com produção em fogão a lenha: duas utilizavam eucaliptos e uma, briquetes – blocos feitos a partir de resíduos de madeira. A professora conta que o estudo é pioneiro, pois os pesquisadores, ao invés de fazer as análises em laboratório, montaram o equipamento no telhado das pizzarias, enquanto o estabelecimento estava em pleno funcionamento.

“O que nos propomos a medir foi só o material particulado fino, que é um dos poluentes mais prejudiciais à saúde humana porque penetra profundamente no sistema respiratório”, diz a pesquisadora. As análises, segundo a professora, são importantes para caracterizar os compostos químicos emitidos pelas pizzarias e avaliar o potencial impacto no clima e na saúde das pessoas. “Em estudos futuros, a ideia é trabalhar com outros poluentes e tipos de alimentos”, conta.  

Ouça no player acima o programa Ambiente É o Meio na íntegra. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.