Finalmente sabemos com exatidão onde fica o centro da nossa galáxia

Astrônomos determinaram com uma precisão inédita qual o centro de rotação da nossa galáxia, na região onde fica um buraco negro supermassivo

A Via Láctea está em movimento de rotação ao redor do seu centro em sentido horário. Usando dados da órbita da estrela S2 em volta do buraco negro Sagitarius A*, astrônomos da colaboração Gravity, do Observatório Europeu do Sul (ESO), determinaram com uma precisão inédita qual o centro de rotação da nossa galáxia. Se antes sabíamos com uma incerteza, isto é, uma margem de erro de 10% a distância do Sol ao centro da nossa casa no Universo – o que gerava um certo desconforto para os cientistas -, agora essa incerteza caiu para 0,3%.

Nesta edição de Entender Estrelas,  o astrofísico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP explica por que galáxias espirais ficam em rotação e o que há de novo nessa medição que permitiu tamanha precisão nos cálculos.

Ouça o professor João Steiner clicando no player acima.

Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

• 217