Fígado é o maior órgão maciço do corpo humano

Por ser um órgão volumoso, possui ligamentos de sustentação, que o mantém na sua posição

 07/09/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

Na segunda edição do Anatomia Responde desta semana, o professor Luis Fernando Tirapelli fala sobre o fígado, maior órgão maciço do corpo humano, com 1,5 kg, localizado na cavidade abdominal e protegido pelas últimas costelas. Suas funções mais importantes são: a participação nas atividade metabólicas dos lipídios ou gorduras, proteínas, carboidratos ou açúcares; A participação na degradação das hemácias velhas, a produção de bile; E o armazenamento de vitaminas.

O fígado possui a veia porta hepática, uma importante veia que penetra o órgão e é responsável pela sua circulação funcional. Por meio dela os nutrientes absorvidos, principalmente no jejuno, são armazenados nas células em forma de glicogênio. Tirapelli explica que, na face visceral ou inferior do fígado existe uma depressão que abriga a vesícula biliar, que armazena e concentra entre 30 a 50 ml de bile produzida pelo órgão.

Por ser um órgão volumoso, possui alguns ligamentos de sustentação, que o mantém na sua posição: os ligamentos coronários e o ligamento falciforme, além de, uma importante prega do peritônio denominado omento menor, que o fixa aos órgãos vizinhos como estômago, esôfago e duodeno. O boletim Anatomia Responde é produzido pelo professor Luis Fernando Tirapelli da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.