Ferrovias são fundamentais na integração com outros mercados

O professor Telmo Giolito Porto analisou a importância do modal no escoamento de produtos agrícolas e minérios do Centro-Oeste

29/11/2019 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

Um estudo recente feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou a importância das ferrovias Norte-Sul e Centro-Atlântica no escoamento da produção agrícola e de minérios do Centro Oeste. Além disso, o documento também mostra que as ferrovias favorecem a presença brasileira em grandes mercados como a China e a União Europeia.

O professor Telmo Giolito Porto, da Escola Politécnica da USP, explicou a importância das ferrovias para o transporte de produtos brasileiros e apresentou as vantagens da utilização deste modal no escoamento de grandes cargas. Telmo ainda ressaltou a importância da Ferrovia Norte-Sul e do porto de Santos para a integração com outros mercados, como apontado pelo estudo.

O professor também apontou os principais motivos para a maior utilização das rodovias no Brasil, em detrimento das ferrovias, e ainda analisou a situação atual das ferrovias brasileiras, mostrando otimismo para o futuro.