FAU: 70 anos dedicados ao ensino da arquitetura

A escola é reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade de seu ensino e de sua pesquisa

05/10/2017 - Publicado há 7 anos
Logo da Rádio USP
Fachada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, no campus da Cidade Universitária, em São Paulo – Foto: Marcos Santos /USP Imagens

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP deu início às comemorações referentes aos seus 70 anos, a serem completados em 2018, uma vez que  foi no dia 21 de junho de 1948 que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio da Lei nº 104, promulgou a criação da FAU, a qual passou a funcionar efetivamente a partir de 1949, no casarão estilo art nouveau da Rua Maranhão. Vinte anos depois, em 1969, a FAU seria transferida para a Cidade Universitária, ocupando um prédio cujo projeto foi assinado pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas e que, nas palavras de uma ex-aluna, “é uma expressão da arquitetura moderna paulista”.

A ex-aluna em questão é a atual diretora do Centro Universitário Maria Antonia, Myrna de Arruda Nascimento, que lembra um pouco da trajetória da FAU e de sua importância para o ensino da arquitetura no País. Acompanhe no link acima a íntegra da entrevista.