Fatores psicológicos podem causar lesões físicas em atletas

Lesões de Marta e Neymar podem ter maior ligação com estado emocional dos atletas do que físico

 14/06/2019 - Publicado há 5 anos

 

Logo da Rádio USP

O professor Paulo Roberto Santiago traz, na coluna Ciência e Esporte desta semana, informações sobre como o psicológico pode afetar o físico de um atleta e causar lesões nos mais variados esportes. Bons exemplos para abordar essa relação são as recentes lesões de Marta e Neymar.

Embora mesmo comprovado que fatores físicos, como choques de jogadores ou enfraquecimento muscular, contribuem para uma lesão, a influência do psicológico também afeta diretamente o bom estado físico do atleta. Neymar, por exemplo, que vem passando por situações de alto estresse, faz com que haja uma carga emocional maior em seu psicológico. Isso pode causar um aumento na tensão muscular e com isso a probabilidade de uma lesão aumenta.

Já no caso da lesão muscular da jogadora Marta, existem estudos que mostram que mulheres têm uma predisposição maior em ter determinados tipos de lesões, em função do ciclo hormonal de menstruação.

De problemas como déficit de atenção, em que os atletas não realizam gestos motores simples, até lesões físicas sérias, como os casos de Neymar e Marta, o estado emocional pode estar mais ligado à causa da lesão do que o próprio fator físico.  

Vários estudos trazem informações valiosas sobre como o psicológico afeta o físico em atletas de todos os esportes, tanto em homens quanto em mulheres.

Ouça acima na íntegra a coluna Ciência e Esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.