Fatores estruturais afetam crescimento econômico

Luciano Nakabashi fala sobre as expectativas de crescimento para 2018 e como isso pode ser planejado

 18/04/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi fala sobre o crescimento econômico brasileiro. Ele conta que, no Brasil, em vários momentos da economia, há crescimento seguido por recessão e que, com a redução das taxas de juros, a expectativa para 2018 é de crescimento.

Para que esse crescimento seja sustentável ao longo do tempo, assegura, é preciso pensar na questão estrutural, pois  ela interfere na economia. Nakabashi ainda fala que, com a nova Constituição, na década de 80, aumentou a quantidade de bens e serviços fornecidos pelo setor público que pressiona os gastos públicos.

Assim, conta, é preciso equacionar a questão fiscal e, para isso, é preciso manter agenda de reformas como a previdência pública. Além disso, Nakabashi ressalta a importância de devolver a capacidade de investimento e de pensar nas políticas sociais e econômicas que dão retorno em termos de gasto. Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Luciano Nakabashi.

Por: Giovanna Grepi


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.