Fascite plantar pode estar associada ao envelhecimento

As dores agudas no calcanhar atrapalham as tarefas do dia a dia e até impedem a prática da atividade física

O assunto da coluna de hoje é a fascite plantar – um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a membrana que recobre a musculatura da sola do pé. Provoca muitas dores que atrapalham bastante a realização das tarefas do dia a dia e, em alguns casos, até impede a prática de atividade física. Os sintomas mais comuns são dores agudas, debaixo dos pés, próximos ao calcanhar. As causas são variadas, vão desde alteração estrutural decorrente do processo de envelhecimento até a prática exagerada de exercícios físicos, uso de salto alto ou obesidade.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Corpo e Movimento.


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP. 

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.