Fanatismo racista ressurge em momentos de polarização ideológica

Postura do governo Trump e conjuntura sócio-econômica motivam manifestações de extrema-direita

 23/08/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 24/08/2017 as 14:49

 

Maria Luiza Tucci Carneiro, livre-docente pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH) e coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação junto ao Departamento de História da USP, onde desenvolve o projeto Arqshoah, Vozes do Holocausto, avalia que as recentes manifestações de grupos supremacistas brancos nos Estados Unidos são produtos de brechas abertas pelo governo de Trump e por ignorância.

A professora enfatiza que se trata de grupos fanáticos que investem contra minorias. E o presidente dos Estados Unidos, com o discurso contra imigrantes, despertou os ânimos desses círculos.

A pesquisadora comenta sobre a trajetória histórica desses movimentos. Atualmente, utiliza-se muito as redes sociais para recrutar membros e, em tempos de crise, muitos jovens se sentem marginalizados e acabam ingressando nesse tipo de  mobilização para se sentirem como pertencentes a um meio social, alerta Maria Carneiro.

Não se pode subestimar a atuação dessas ideias também no Brasil. Segundo a especialista, não são poucos os casos de violência contra homossexuais, negros e judeus motivados por intolerância.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.