Falta de moradias populares ainda é problema em São Paulo

Investimentos no setor habitacional foram reduzidos tanto no Estado quanto no município

 18/11/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 25/11/2019 as 8:15
Por
Logo da Rádio USP
+ Mais

Por que temos tantas casas vazias em São Paulo?

Momento Cidade #09: Como São Paulo pode cuidar melhor dos seus moradores em situação de rua?

Desde 2001, as Prefeituras do Estado de São Paulo contam, em seu Estatuto das Cidades, com instrumentos urbanísticos para fazer a aquisição de terras bem localizadas para a construção de imóveis. Apesar disso, os orçamentos do município da cidade, que deveriam ser de 15% a 20%, não chegam nem a 1 %, diz o professor João Sette Whitaker, do Departamento de Projetos e pesquisador do Laboratório de Habitação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Ele lembra que, “no centro das cidades brasileiras, nós temos cerca de 5 milhões de unidades vazias para um déficit habitacional que é em torno de 6 milhões”. Se houvesse políticas concretas de desapropriação e transformação dos prédios vazios nas áreas centrais, para transformar em um parque de habitação e de locação social, já haveria uma melhora da situação.

Na opinião do professor Whitaker, “na verdade, no Brasil, o problema não é tanto como fazer. Nós temos as ferramentas e temos as soluções para fazer, o problema é querer fazer. Eu acho que é aí o grande entrave da questão da moradia”.

Acompanhe a íntegra da matéria pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.