Exposições trazem protagonistas da arte brasileira no século 20

As mostras de Tarsila do Amaral e Lina Bo Bardi têm levado um grande público ao Masp

 23/05/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, o professor Guilhertme Wisnik comenta sobre duas exposições em cartaz no Masp, Museu de Arte de São Paulo, com obras de duas mulheres que foram protagonistas da arte brasileira no século 20.

A primeira, Tarsila Popular, traz grandes obras de Tarsila do Amaral. Uma das mais importantes artistas brasileiras do século 20, Tarsila teve um papel fundamental na criação do Movimento Modernista brasileiro. A exposição reúne 92 obras da pintora, entre elas, Abaporu, com curadoria de Adriano Pedrosa e Fernando Oliva.

A segunda, Habitat, apresenta a obra da arquiteta, designer, curadora, editora, cenógrafa e pensadora ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Lina foi a idealizadora do prédio do Masp e do Sesc Pompeia. O título da exposição é uma referência à revista Habitat, criada por Lina e Pietro Bardi, que inovou no área do design gráfico e na crítica de arte e arquitetura no Brasil.  A curadoria é de Julieta González.

As duas exposições ficam em cartaz até 28 de julho.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.