Exposição retrata a luta yanomami

O colunista comenta a exposição da fotógrafa Claudia Andujar, que desde os anos 70 se dedica à proteção dos índios yanomamis

 20/12/2018 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, o professor Guilherme Wisnik comenta sobre a exposição fotográfica de Claudia Andujar, Luta Yanomami. A retrospectiva sobre o povo indígena ameaçado de extinção ocupa dois andares do Instituto Moreira Sales ( IMS Paulista), com aproximadamente 300 imagens.

O conjunto traça um panorama do trabalho da fotógrafa ativista, com aspectos pouco conhecidos de sua luta pela demarcação de terras indígenas, militância que a levou a unir sua arte à política. A curadoria é de Thyago Nogueira.

Wisnik destaca a importância da exposição, especialmente no atual momento do Brasil. O trabalho mostra a relação da fotógrafa com os yanomamis, especialmente no período do regime militar, quando trabalhadores abriram rodovias na Amazônia, espalhando doenças e causando a morte de centenas de índios.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.