Evento de inovação da USP combina ciência, negócios e soluções

Oiweek SciBiz busca promover cultura de interação entre startups, grandes empresas e Universidade na economia

13/02/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 19/02/2019 as 9:25

jorusp

O Momento USP Inovação de hoje fala sobre um grande evento que vai acontecer no campus da USP em São Paulo, de inovação aberta : o Oiweek SciBiz. O evento ocorrerá entre os dias 25 a 28 deste mês e o Jornal da USP no Ar conversou com o coordenador do SciBiz, Moacir de Oliveira de Miranda Júnior, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

Segundo ele, a ideia é promover o open innovation, e explica o significado do termo em inglês. “Ele parte do pressuposto que, dada a dinâmica do ambiente competitivo, empresas não podem depender apenas da inovação que elas desenvolvem internamente. Elas precisam estar abertas às inovações que ocorrem fora das empresas também. Quando se abre a oportunidade de interagir a inovações, a partir de startups, de pesquisas de universidades, de pequenas empresas inovadoras, você amplia esse leque”. Miranda ainda explica que, anteriormente, era comum que empresas, por conta do seu porte e sua política interna, tratassem a inovação como algo a ser protegido, evitando receber novidades de outras fontes.

O SciBiz — combinação entre science e business — busca, justamente, o encontro de ciência e negócios, com o objetivo de orientar a economia nacional a desenvolver inovação e competitividade. “Nós entendemos que a universidade deve e pode ter o papel de protagonista para incrementar isso. Eu gosto de dizer que existe o ciclo vicioso e o ciclo virtuoso. O vicioso é a economia dependendo de commodities, de salários achatados e que cria uma sociedade de pessoas de baixa remuneração. O virtuoso é você pegar essas commodities e inserir conhecimento e tecnologia; para que isso ocorra, você precisa de mão de obra qualificada e você vai pagar bem essa mão de obra. Essa é a nossa grande missão, ajudar a economia brasileira a se tornar uma economia intensiva em conhecimento e tecnologia”, diz Miranda.

Para quem for ao Oiweek SciBiz , os dias de evento terão atividades voltadas para o ambiente e a integração. Por exemplo, no primeiro dia haverá uma abordagem focada na ligação que pode acontecer entre startups e grandes empresas, relação que pode apresentar soluções aos desafios. “No segundo dia, nossa parceria entra a funcionar pra valer. Vai ser quando as grandes corporações apresentam seus desafios para grupos de pesquisa da Universidade”, complementa o coordenador do SciBiz.

O evento terá estruturas no Centro de Difusão Internacional (CDI), no Inova USP e na Faculdade de Economia e Administração (FEA), além da possibilidade de visitas a laboratórios da Universidade. Pelo site do evento, é possível encontrar as orientações para participar do Oiweek SciBiz.

jorusp