Etanol poderia compensar alta nos combustíveis, mas falta investimento no setor

Segundo Pedro Luiz Côrtes, houve uma tentativa de desenvolvimento na área, mas governos voltaram-se para a exploração do petróleo e do pré-sal

17/09/2021 - Publicado há 3 anos
O aumento do preço dos combustíveis é influenciado pela cotação internacional e pela variação do dólar, consequência direta do contexto político brasileiro – Foto: Mario Roberto Duran Ortiz via Wikimedia Commons/CC BY 3.0

O preço do combustível tem causado preocupação. A inflação também está em alta e a expectativa é de retração do PIB para o ano que vem. Esses fatores contribuem para a elevação do preço da energia elétrica.

Segundo o professor Pedro Luiz Côrtes, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, o aumento do preço dos combustíveis é influenciado pela cotação internacional e pela variação do dólar, consequência direta do contexto político brasileiro.

Outra consequência é a elevação do custo de produção da energia elétrica. Atualmente o Brasil tem em operação termelétricas movidas a combustíveis que seguem a cotação internacional e do dólar.

Côrtes afirma que o papel da Petrobras precisa ser rediscutido, pois a empresa representa a população ao mesmo tempo em que protege os interesses dos acionistas. “Normalmente o interesse do mercado tem se sobreposto e isso faz com que a Petrobras siga essas cotações internacionais”, explica ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição.

O etanol poderia ser uma alternativa viável e menos prejudicial ao meio ambiente, mas o setor carece de planejamento governamental. “O foco do governo voltou-se para o pré-sal, para a exploração do petróleo, e esse planejamento para as usinas de etanol foi abandonado.”

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.