Estudo premiado do ICMC pode auxiliar vítimas de derrame

Trabalho que aplicou estímulos elétricos no cérebro recebeu reconhecimento em conferência em Salvador

 30/11/2018 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

Trabalho que aborda dinâmica da conectividade cerebral é premiado. O reconhecimento ocorreu em Conferência de Estatística e Ciência de Dados realizada na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, com patrocínio da International Association for Statistical Computing (Iasc). O trabalho é orientado por docentes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), junto ao programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística USP-UFSCar. A tese aborda a modelagem da dinâmica da conectividade do cérebro, bem como visa a estimar a representação da problemática complexa de uma forma simples para os neurocientistas.

Jornal da USP no Ar conversou sobre o estudo com Diego Carvalho do Nascimento, doutorando em Estatística do ICMC e pesquisador vinculado ao CeMEAI. Ele explica que o trabalho buscou representar de forma gráfica as respostas do cérebro aos estímulos elétricos aplicados a diferentes áreas e que os resultados, embora ainda estejam sendo analisados, são animadores.

Cérebro – Foto: Euskalanato/Visualhunt. com – CC BY-NC-SA

Estudos sobre choques elétricos como estímulo cerebral existem desde a década de 1980, mas poucos deles costumam apresentar resultados positivos, conta Nascimento. Além disso, é necessário que os pesquisadores se atentem à segurança da aplicação da técnica. O trabalho do ICMC é inovador justamente por ter comprovado tanto a segurança do procedimento quanto por ter obtido resultados positivos com os pacientes.

Os pesquisadores conseguiram “resetar” parte do cérebro de alguns pacientes, relata o especialista. Como exemplo, ele cita o caso de uma pessoa que, ao ter um derrame, perde a habilidade de levantar a mão. O estímulo elétrico auxiliaria o cérebro em seu rearranjo de atividades e em reaprender essa função, fazendo com que a pessoa recuperasse o movimento.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.