Estudo mostra inter-relação entre saúde e bom humor

Pesquisa feita nos EUA aponta que rir contribui para o aumento da ventilação pulmonar e melhora o sistema cardiovascular

Há muito tempo que a ciência vem comprovando que rir é o melhor remédio para muitos malefícios. Um estudo norte-americano sobre a fisiologia do riso mostra inter-relação entre o bom humor, o bem-estar e a prática de atividade física. O trabalho acadêmico diz que três minutos de boas risadas equivalem a dez minutos de exercícios de remo. Sorrir aumenta a ventilação pulmonar e beneficia o sistema cardiovascular. O bom humor, assim como a atividade física, promove a produção da endorfina no organismo, substância que está associada ao bem-estar físico e mental e à diminuição de doenças crônicas. O professor José Carlos Farah alerta, no entanto, que  o bom humor não consiste apenas em contar ou rir de piadas, mas sim ter mudanças de atitude para buscar viver de forma mais alegre.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Corpo e Movimento.


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP. 

.

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •