Estudo avalia consumo de cafeína na recuperação muscular após exercícios

Gabriel Loureiro diz que a hipótese é que a cafeína pode agir na recuperação mais rápida no tecido muscular ao facilitar quebra de gordura no sangue

jorusp

A relação da cafeína com o esporte já foi bastante estudada, são evidências com respaldo científico. As descobertas até aqui se basearam no impacto da cafeína antes e durante o  exercício físico. O que se pretende fazer agora, na Escola de Educação Física e Esporte  (EEFE) da USP, é estudar como o consumo da cafeína após os exercícios pode impactar na recuperação do tecido muscular de quem realiza treinamentos.

Café – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Gabriel Loureiro, pesquisador do Laboratório de Nutrição e Metabolismo Aplicado à Atividade Motora da EEFE, diz que a cafeína estimula o sistema nervoso central, provocando um aumento da intensidade do exercício. Na pesquisa, ele pretende buscar o efeito da substância em outros tecidos, sem ser no sistema nervoso. A hipótese é que a cafeína possa agir na recuperação mais rápida no tecido muscular, fazendo com que o esportista recupere a disposição mais rapidamente. A explicação de outros estudos é que a cafeína facilita a quebra da gordura e joga no sangue. Mas usar essa gordura como energia depende apenas do exercício físico ou pode ser estimulada pela cafeína? Esse aspecto é que será agora pesquisado.

Loureiro está buscando voluntários para o estudo, homens entre 18 e 40 anos, não fumantes, fisicamente ativos, que tenham baixo consumo regular de cafeína, ou seja, com quantidades menores ou iguais a 150mg de cafeína/dia, um cafezinho por dia. Além disso, eles não podem apresentar complicações cardiovasculares e/ou metabólicas, e nem complicações renais.

A pesquisa é curta, comparada a outras. Serão quatro dias de atividades no laboratório da EEFE da USP, incluindo avaliação corporal, desempenho físico e suplementação de placebo ou cafeína. Os interessados devem escrever para gabrielloureiro.nutri@gmail.com.

Ouça a entrevista na íntegra no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP, Faculdade de Medicina e Instituto de Estudos Avançados. Busca aprofundar temas da atualidade de maior repercussão, além de apresentar pesquisas, grupos de estudos e especialistas da Universidade de São Paulo.
No ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.