Na coluna Fique de Olho desta semana, o professor Eduardo Rocha fala sobre o reaprender a ver. Em especial, o professor relaciona o tema a trabalhos de filósofos como o coreano Byung-Chul Han e o alemão Friedrich Nietzsche.
O professor conta que os filósofos surgem com a ideia de que o ser humano deveria contemplar a estratégia de não reagir imediatamente a um estímulo. “O excesso de atividade ou as atividades impensadas e acumuladas são menos produtivas do que aquelas feitas com uma maior análise ou melhor contemplação das imagens.”
Rocha diz que, partindo desta vertente, é possível lembrar que os olhos são responsáveis por 90% dos estímulos recebidos ao longo da vida. E que, seguindo as orientações dos filósofos, “é possível conter a ansiedade, a reagir melhor aos estímulos do ambiente, e assim a organização de tarefas melhora e aumenta também a capacidade de fazer coisas úteis e produtivas”.
Com isso, o filósofo Han enuncia que a hiperatividade é paradoxalmente uma forma passiva de fazer as coisas e que o que falta nela é um sentido mais produtivo nessas ações, “a atividade de ver ou a valorização do sentido da visão requer, neste mundo cheio de estímulos, a todo momento uma readequação, um reaprendizado, moderando os estímulos, ponderando sobre os efeitos que eles nos trazem”.
Ouça acima na íntegra a coluna Fique de Olho.