Estamos entrando em uma nova Guerra Fria?

Estamos caminhando para uma direção perigosa, quando as duas maiores potências econômicas mundiais criam suas próprias regras econômicas e tecnológicas

 30/09/2021 - Publicado há 2 anos
Por

O Diálogos na USP desta sexta-feira, dia 1º, às 11h, falará sobre uma nova, e possível, Guerra Fria. As tensões mundiais ficaram em estado de alerta: com a pandemia da covid-19, o ex-presidente dos EUA Donald Trump elevou o tom com a China, voltando a trazer a rivalidade entre os dois países. Na época o secretário geral da ONU, Antonio Guterres, disse estar preocupado com a possível volta da Guerra Fria. E agora, novos episódios vêm surgindo entre esses países e também, atualmente, com a Rússia. Estamos caminhando para uma segunda Guerra Fria? Que consequências isso traz para o mundo?

Para discutir sobre o tema, os convidados são André Roberto Martin, professor de Geopolítica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e Maria Antonieta Del Tedesco, professora associada do Instituto de Relações Internacionais, ambos da USP.

O programa Diálogos na USP, tradicionalmente apresentado na Rádio USP, agora no Canal USP. No programa, os jornalistas Marcello Rollemberg e Luiz Roberto Serrano recebem especialistas para refletir sobre os fatos de destaque na sociedade.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.