Esquizofrenia é crônica e pode se desenvolver até na gestação

Mais de 2 milhões de brasileiros sofrem com o transtorno e, ainda assim, o conhecimento da população sobre a doença é limitado

 28/05/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 10/01/2020 as 12:32
Logo da Rádio USP

Nesta edição do programa Saúde sem Complicações, o médico Jaime Hallak fala sobre esquizofrenia, um transtorno psiquiátrico que distorce os pensamentos sobre a realidade, fala ou comportamento desorganizado e altera o estado emocional da pessoa.

De acordo com Hallak, a esquizofrenia é um transtorno psicótico, constituído por alucinações nas quais o ambiente onde se encontra não tem interferência, é crônico e pode começar a se desenvolver até mesmo durante a gestação do feto. Para ele, “os familiares não percebem os prejuízos que estão ocorrendo, porque eles são muito discretos, até que venha a primeira crise psicótica”.

A pessoa que têm esquizofrenia podem ter dificuldade de interação social, instabilidade no trabalho, desempenho escolar prejudicado e difícil relação com a família. Apesar do transtorno afetar mais de 2 milhões de brasileiros e 1% da população mundial, são poucos os conhecimentos acerca desse tema tão delicado e que merece atenção especial.

O programa Saúde sem Complicações é produzido pela locutora Mel Vieira e por Maju Petroni, com apresentação de Mel Vieira e trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Direção de Rosemeire Talamone.

Ouça no link acima a íntegra do programa Saúde sem complicações.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.