Esfregar ou coçar os olhos pode provocar doença grave

O ceratocone é comum, se manifesta como uma deformação da córnea, e ainda é no Brasil a principal indicação para o transplante desse tecido

 28/06/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

Um hábito que parece inofensivo – esfregar ou coçar os olhos – pode provocar uma doença grave, o ceratocone, que se apresenta como uma deformação da córnea. A explicação é da oftalmologista Ruth Santos, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Na entrevista acima, ela explica melhor o problema e suas principais causas, ressaltando a importância de evitar coçar os olhos com frequência e de ir regularmente ao oftalmologista.

Ruth também esclareceu as principais consequências do ceratocone para a visão e os possíveis tratamentos, de acordo com o grau da doença, que variam desde a utilização de óculos até o transplante de córnea. Este mês de junho, já em seu final, foi dedicado a alertar sobre o ceratocone, sob a mensagem “esfregar ou coçar os olhos prejudica a visão. Desinformação pode prejudicar mais do que a doença”.

Confira acima a matéria completa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.