Escrita afrodescendente capacitou uma autobiografia emancipatória

Evento do IEA discutirá desde obras de escravos do século 18 à literatura negra do século 20, afirma Maria Helena Machado

 07/10/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 10/10/2019 as 9:11
Logo da Rádio USP

O dossiê Tinta Negra, Papel Branco: Escritas Afrodescendentes e Emancipação, tema de debate no evento do Instituto de Estudos Avançados (IEA), analisa os parâmetros da narração da história pessoal como estratégia de apropriação do si mesmo e como paradigma da emancipação. O Jornal da USP no Ar conversa sobre o assunto com a professora Maria Helena Machado, pesquisadora do Programa Ano Sabático do IEA, especialista em história social da escravidão, abolição e pós-emancipação, com experiência de pesquisa em arquivos no Brasil e nos Estados Unidos.

A professora relembra que a ideia do evento foi retirada de um autor norte-americano chamado Christopher Hager, que escreveu um livro sobre a escrita de escravos e de como o padrão de escrita revelava a pessoa que se construía e se expressava de uma forma nova, porque a escrita era limitada a camadas mais altas, sobretudo no século 19. Maria Helena afirma que a intenção foi fazer um dossiê com textos de escravos e libertados, mas também trazer a literatura negra do final do século 19 e início do século 20 como um processo novo de emergência da literatura afrodescendente e também da pessoa afrodescendente livre.

“A questão de ser afrodescendente e da necessidade de emancipação está sempre presente. Dessa forma, nós fizemos nossa abordagem, que vai desde a escrita de escravos, do final do século 18, a grandes autores, como Lima Barreto. Uma nova abordagem, creio eu”, afirma a pesquisadora, que completa: “Fazer um recorte de maneira diferente, pensar como a escrita capacitou homens e mulheres afrodescendentes a pensarem sobre si, construírem um selfie, terem um senso narrativo e autobiografia”.

Gratuito, o evento Tinta Negra, Papel Branco: Escritas Afrodescendentes e Emancipação acontece nesta terça-feira, 8 de outubro, das 9h30 às 16h na Sala Alfredo Bosi do IEA, localizada na Rua da Praça do Relógio, 109, térreo – Cidade Universitária. Para participar, é preciso se inscrever neste link. O dossiê também terá transmissão ao vivo pela internet em http://www.iea.usp.br/aovivo.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.