Foto: Freepik

Epidemiologia de câncer no Brasil analisa as principais causas e busca a prevenção

José Eluf Neto comenta que é estudado é a distribuição da doença em diferentes populações, homens e mulheres, idosos e não idosos, imigrantes e não imigrantes

 14/07/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Redação

Arte: Rebeca Fonseca

A epidemiologia de câncer é responsável por estudar o processo de disposição das doenças, ao passo que analisa os principais fatores associados à enfermidade e possíveis práticas preventivas. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, o professor José Eluf Neto, do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, fala sobre a importância da ciência das epidemias.

Eluf Neto conta que o câncer é apenas um dos diversos tipos de doenças estudadas pela epidemiologia: “O que nós estudamos primeiro é a distribuição da doença em diferentes populações, homens e mulheres, idosos e não idosos, imigrantes e não imigrantes. A epidemiologia é a disciplina básica da saúde pública, porque conhecendo as causas é possível agir na prevenção”.

Existem três tipos de prevenção, além da discussão sobre prevenção quaternária.  A necessidade da  prevenção primária destacada pelo professor: “É quando age antes da doença. Não fumar, por exemplo, é uma forma de prevenção primária, fazer exercícios físicos também. É quando o indivíduo ainda não tem aquela doença particular.”

Outra forma de prevenção muito importante e que deve ser considerada é a prevenção secundária. “É o rastreamento, a detecção precoce da doença. O papanicolau é o maior exemplo, é o exame que mais tem informações, porque já detecta alterações no colo do útero”, aponta Eluf Neto.

O rastreamento ocorre quando a pessoa ainda não possui sintomas da doença, relata o professor: “Se o homem estiver com dificuldade para urinar, aí já não é mais rastreamento, ele deve ir ao urologista, porque uma grande causa é o adenoma de próstata e a adenocarcinoma de próstata. Se a mulher sentir um nódulo apalpando a mama ela deve procurar o mastologista, e isso também não é rastreamento.”

Identificação precoce

O papanicolau é muito importante e está diretamente associado à redução do número de mortes associadas ao câncer de colo de útero. De acordo com Eluf Neto, o exame é responsável por detectar o pré-câncer e, com isso, permite que as ações tomadas sejam mais efetivas. 

A detecção precoce é fundamental por conta do receio das pessoas em procurarem especialistas. A educação sobre os casos deveria ser mais eficiente, o professor exemplifica: “Quando a mulher sente alguma coisa apalpando a mama, ela deveria se preocupar, mas às vezes por medo demora quatro ou cinco meses para procurar o serviço de saúde.” 

O câncer de estômago, o de intestino e o de colorretal também foram mencionados por Eluf Neto, que segundo ele, a conservação dos alimentos pode ter sido a grande causa da queda do câncer gástrico do mundo. “A melhor conservação dos alimentos diminuiu a prevalência de infecção por Helicobacter pylori. O tabagismo e o álcool também são causas importantes do câncer gástrico, mas de longe perdem para o H.pylori”, indica.

José Eluf Neto - Foto: Currículo Lattes

Além disso, o professor relatou que o envelhecimento também é um fator determinante para o câncer: “Temos que lembrar que quase todos os cânceres são muito mais frequentes com o avançar da idade. Essa é uma das grandes razões do aumento de câncer.”

 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.