Entenda quais são os efeitos causados pelo inverno na visão

Secura e irritação são algumas das mudanças sentidas pelos olhos

Na coluna Fique de Olho desta semana, o professor Eduardo Rocha explica quais as mudanças sentidas pela visão durante o inverno e quais são os cuidados necessários com os olhos durante a estação.

O clima mais frio e seco provoca alguns efeitos na visão, um desses efeitos registrados pelos olhos tem relação com a diminuição da claridade do dia. O sol nascendo mais tarde e se pondo mais cedo faz com que o estímulo luminoso que é percebido pelos fotorreceptores, na retina, mudem alguns aspectos do ritmo biológico, causando mais sono, apetite e indisposição para trabalhar. 

Outras sensações muito comuns sentidas pela visão são a irritação e a secura nos olhos causadas pela falta de chuvas e o tempo frio. Para que essas mudanças não prejudiquem os olhos, é preciso ficar atento a certos cuidados especiais, como a lubrificação ocular, a proteção do excesso dos raios ultravioleta e também a proteção dos olhos contra as queimadas e ventos fortes.

Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar toda quarta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.