Ensino superior está relacionado à melhoria do mercado de trabalho

Cidades que tiveram expansão no ensino superior desfrutaram, concomitantemente, de aumento na renda “per capita”

23/05/2019 - Publicado há 5 anos

jorusp

Logo da Rádio USP
Ensino superior – Foto: COD Newsroom on Visualhunt.com/CC BY

O aumento de brasileiros com ensino superior está correlacionado à melhoria do mercado de trabalho e ao crescimento da renda, inclusive nas cidade do interior, que são mais pobres. A conclusão é de estudo realizado por quatro economistas brasileiros da USP e do Insper. O Jornal da USP no Ar conversou com um deles: Roberto Hsu Rocha, graduado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e doutorando na University of California, em Berkeley (EUA).

O economista relata que os dados utilizados na pesquisa foram extraídos do Censo Demográfico, do IBGE, e do Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O período analisado foi de 2000 a 2010, momento em que o número de matrículas em universidades do País dobrou e a quantidade de brasileiros que concluiu faculdade cresceu ainda mais, 135%. Hsu Rocha acrescenta que o fenômeno de expansão no número matrículas continuou nos anos subsequentes, mas, como o censo é feito a cada dez anos, esses dados não foram examinados.

Pesquisas que exploram o aumento da escolaridade como fator para o aumento da renda não são novidades nos estudos de economia. Porém, grande parte dessas pesquisas olha para o ganho individual. O trabalho realizado pelos economistas brasileiros buscou, dentre outras coisas, os ganhos coletivos. “Um ponto porcentual a mais no nível superior da cidade está correlacionado a 1% a mais na renda do trabalho e 1,3% a mais na renda domiciliar per capita do município”, explica Hsu Rocha, e continua: “Esses números são abstratos, mas representam, aproximadamente, 3% na renda do trabalho em todo o período analisado, algo equivalente a um ano de crescimento do PIB brasileiro.”

Em linhas gerais, as cidades que tiveram expansão no ensino superior desfrutaram, concomitantemente, de aumento na renda per capita. Sendo assim, o economista enxerga de maneira receosa o contingenciamento no orçamento das universidades públicas, uma vez que os dados demonstram que o ensino superior apresenta retorno positivo na economia.

jorusp