Energia renovável é capaz de suprir termelétricas nos EUA

Para Goldemberg, fechamento de termelétricas deve estimular o surgimento de novas fontes de energia mais limpas

 27/10/2017 - Publicado há 4 anos  Atualizado: 30/10/2017 as 8:25

A inclinação do governo de Donald Trump por estimular o uso de termelétricas a carvão diminui a confiança em relação às fontes de energia renovável nos Estados Unidos. Para o professor José Goldemberg, esse temor não deve ser alimentado, pois as fontes de energia mais limpas poderiam ser capazes de suprir essa demanda. “Não acho que seja verdade que o fechamento das termelétricas deva causar um colapso de energia”, diz o colunista.

Goldemberg lembra do eclipse total do Sol do dia 21 de agosto, quando houve receio de que as instalações de energia solar deixassem a população sem abastecimento de energia. O colunista aponta que a energia intermitente está sendo aprendida a ser armazenada de diversas maneiras, o que deve oferecer mais segurança para quem depende dela.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.