Energia eólica não vai resolver problema da falta de reservatórios

De acordo com o professor José Goldemberg, seria ilusório pensar o contrário

 16/11/2018 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 19/11/2018 as 12:45

 

Logo da Rádio USP

O ano de 2018 deve terminar com as tarifas de energia elevadas e os reservatórios hidrelétricos em baixa, sinalizando uma situação que pode tornar-se crítica. O professor José Goldemberg diz, porém, que isso tem ocorrido em praticamente todos os anos, e que a origem do problema reside em que as usinas hidrelétricas não possuem reservatórios, estando inteiramente a mercê das variações climáticas. E é ilusório pensar que, pelo fato de a energia eólica estar se expandindo no Brasil, irá resolver o problema, pois “marchamos para uma utilização maior das térmicas”.

Ainda segundo Goldemberg, a opção por hidrelétricas com reservatórios menores, ou até inexistentes, é equivocada. Trata-se de uma política que necessita ser revista, até porque o Brasil tem espaço para abrigar reservatórios.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.