Encéfalo é a central de coordenação do corpo

Cérebro, cerebelo e o tronco encefálico compõem essa estrutura que atinge tamanho final aos três anos de idade nos humanos

Muito tem se falado sobre a ocorrência de microcefalia em bebês de mães afetadas pelo Zika vírus, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypt. Esses bebês nascem com cérebros menores que o normal. Mas, e encéfalo o que é?

Nesta edição do boletim Anatomia Responde, o professor Luis Fernando Tirapelli explica que encéfalo compreende cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Localizado e protegido no interior de estruturas ósseas, juntamente com a medula espinhal, o encéfalo compõe o sistema nervoso central.

O cérebro é sua principal e maior divisão, seguido pelo cerebelo e pelo tronco encefálico, que conecta o cérebro à medula espinhal. O professor conta que é  no encéfalo que fica a central de coordenação do corpo. É lá que todas as informações obtidas são coletadas e também é de onde são enviados comandos para todas as células nervosas do organismo.

Segundo Tirapelli, não é o peso mas o grau de conexões internas que torna significativa a capacidade encefálica, que, por sua vez, depende da utilização e do treinamento. Aos três anos de idade, o encéfalo humano chega ao seu tamanho final e o “desenvolvimento da inteligência pode ser gravemente afetado por má nutrição infantil”, alerta.

O professor comenta ainda a declaração de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a epidemia causada pela febre Chikungunya e pelo Zika vírus, transmitidas pelo Aedes Aegypt e responsáveis pelo aumento do número de bebês com microcefalia no Brasil.

A microcefalia é a malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada  e pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens como: substâncias químicas, agentes biológicos e infecciosos, bactérias, radiação e vírus.   

O boletim Anatomia Responde é produzido pelo professor Luis Fernando Tirapelli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, e pode ser conferido na íntegra no áudio acima.     

 

Ouça na íntegra o boletim do Anatomia Responde.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.