Em breve saberemos exatamente como as estrelas explodem

Com o aumento da sensibilidade dos detectores de ondas gravitacionais do observatório Ligo, estamos próximos da primeira observação de supernovas por este método

As estrelas não são eternas e a morte das mais massivas sempre envolve explosões energéticas. Nesta edição de Entender Estrelas, o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP,  João Steiner, conta até que ponto avançou o conhecimento dos cientistas sobre este fenômeno, chamado de supernova, inclusive com uma importante contribuição do físico brasileiro Mario Schenberg.

Além disso, ele explica por que aposta que muito em breve teremos novidades a respeito, que vão além dos conhecimentos teóricos, e o que as ondas gravitacionais têm a ver com isso.

Ouça clicando no player acima.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.