Eleições para primeiro-ministro do Reino Unido serão decididas em julho

Candidato com discurso mais ferrenho em relação à saída do Reino Unido da União Europeia, independente de acordo, é o favorito

 27/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 28/06/2019 as 13:16
Por

Os filiados do Partido Conservador vão definir, em julho, quem será o próximo primeiro-ministro do Reino Unido. O ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, defensor ferrenho da saída imediata do Reino Unido da União Europeia (UE), aparece como favorito. O outro candidato da disputa é Jeremy Hunt, nome moderado dentro dos conservadores, também favorável ao Brexit. O professor Pedro Feliú Ribeiro, do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, comenta sobre as características dos candidatos e possíveis desdobramentos das eleições.

“Não postergar a data de 31 de outubro parece ter bastante apoio popular”, comenta Feliú sobre a postura de Boris Johnson em relação ao Brexit, e continua: “Nesse sentido, o posicionamento mais firme do Boris lhe dá uma vantagem eleitoral bastante significativa”. No entanto, uma saída sem acordo da UE prejudicaria pelo menos 11% do comércio do Reino Unido, aponta o professor.

Do lado de Jeremy Hunt há um discurso voltado para acordos e negociações. Entretanto, o professor Feliú relembra que o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, se mostrou contrário a qualquer possibilidade de renegociação.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.