Eleições no México, guinada à esquerda

Para um país que apostou todas as fichas na integração com os Estados Unidos, o cenário serve de alerta

 09/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 13/07/2018 as 8:47

Logo da Rádio USP

O resultado das eleições presidenciais mexicanas surpreendeu mercados e analistas de economia e política: uma guinada à esquerda avassaladora, praticamente diluindo os partidos tradicionais e fortalecendo o sentimento de que a sociedade chegou a um ponto extremo de frustração com as promessas do pensamento conservador e dos modelos ultraliberais na economia. A taxa média de crescimento econômico nos últimos 24 anos foi de apenas 2,5% no México.
No Brasil, o calendário eleitoral também promete surpresas, depois da frustração com a adesão do governo Temer a fórmulas de liberalização e internacionalização, corte de direitos sociais e mergulho ainda mais profundo em escândalos de corrupção.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.