Eleição é método ideal na escolha para direção em escolas públicas

Para professora, nomeações são feitas por questões políticas e concursos públicos são avaliações questionáveis

 17/10/2017 - Publicado há 4 anos  Atualizado: 18/10/2017 as 13:15

Segundo dados apresentados pelo Ministério da Educação e tabulados pela Folha de São Paulo, 45% dos diretores de escolas públicas chegam ao cargo por indicação. Desses, apenas 23% têm especialização em gestão de ensino, índice que cai a 13% entre aqueles que chegam ao cargo de outra forma.

Para a professor da Faculdade de Educação, Lisete Arelaro, o modelo ideal de escolha de diretores deve ser uma eleição entre os integrantes da comunidade escolar, pais, alunos e professores.

Mais valiosa que conhecimento administrativo,  ela considera que os diretores devem ter respaldo de seus pares para desenvolver um bom trabalho. Nesse sentido, o método da nomeação é deficiente, porque correm o risco de ser feitas por motivações políticas. Já os concursos, se não sofrem pressão política, podem ser avaliações questionáveis e um método ineficaz para mensurar a qualidade dos candidatos.

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