Efeitos do alongamento não são consenso na literatura esportiva

Segundo o professor Paulo Santiago, o alongamento é importante para o desenvolvimento de jovens atletas

 27/10/2017 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna “Ciência e Esporte” desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre o alongamento e quando ele é benéfico ou prejudicial no desenvolvimento esportivo. Santiago explica que é preciso diferenciar flexibilidade, que é a amplitude da articulação, e alongamento, que são exercícios utilizados para aumentar a amplitude articular.

“Muitos treinadores acreditam que a prática reduz a incidência de lesões e acelera a recuperação e desempenho do atleta.” De acordo com o professor, ainda não há na literatura consenso sobre os efeitos do alongamento antes da atividade física. Entretanto, ressalta a importância do alongamento para o desenvolvimento de novos atletas. Ouça no link acima a íntegra da coluna do professor Paulo Roberto Pereira Santiago.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.