Efeitos das decisões políticas atingem Operação Lava Jato

Segundo o colunista diversos fatores colocam a atuação da Operação Lava Jato em risco

 01/10/2019 - Publicado há 4 anos

Vários acontecimentos e discussões envolvendo a Operação Lava Jato colocam sua atuação na corda bamba. Entre os últimos acontecimentos que levam a essa insegurança estão a retomada dos dispositivos mais radicais da Lei de Abuso de Autoridades na Câmara dos Deputados. Os vetos retornaram para a Câmara que praticamente derrubou a força de atuação dos procuradores, juízes e policiais.

Outro ponto foi a nomeação do novo procurador-geral da República, Augusto Aras. Como se não bastassem todas essas intercorrências, o Supremo Tribunal Federal, em uma questão processual, abriu espaço para a revisão de muitas condenações na Operação Lava Jato. Segundo o professor José Álvaro Moisés, para se manter será necessário que a Operação Lava Jato faça uma revisão de seus procedimentos e funcionamento, além de enfrentar questões que surgiram a partir dos áudios de conversas entre procuradores e o ex-juiz Sérgio Moro divulgadas pela Intercept.

Ouça no link acima a íntegra da coluna A Qualidade da Democracia.


Qualidade da Democracia
A coluna A Qualidade da Democracia, com o professor José Álvaro Moisés, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.