Educação ambiental no ensino básico

A disciplina pode se tornar obrigatória em projeto que tramita no Senado

 07/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 04/04/2017 as 17:33

20161010_educação_colunistaeli
Divulgação

Um projeto no Senado pretende incluir a educação ambiental como disciplina obrigatória no Ensino Fundamental e Médio. Atualmente, o domínio da língua, o raciocínio matemático e a introdução à ciência são considerados as competências básicas que devem ser transmitidas aos alunos. A justificativa dada pelos defensores da proposta é que essa estratégia seria insuficiente para que os estudantes tenham formação sobre as diferentes dimensões da sustentabilidade e sobre práticas como reciclagem e reúso de água.

Para o professor José Eli da Veiga, esse projeto, ao contrário do que se imagina, vai na contramão do Plano Nacional de Educação e da Base Curricular Nacional Comum. A ideia é que, cada vez mais, disciplinas sejam retiradas da grade obrigatória de ensino, e adicionar uma matéria sobre educação ambiental seria, na visão do professor, algo desnecessário. Ouça o áudio completo da coluna “Sustentáculos”:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.