Só economia desfavorável não explica decisão da Ford de deixar o País

Complexo Industrial Ford Nordeste em Camaçari – Foto: Alberto Coutinho / GOVBA

A Ford anunciou o encerramento da produção de veículos em suas fábricas no Brasil depois de um século no País. A montadora possui fábricas em Camaçari (Bahia), Taubaté (São Paulo) e em Horizonte (Ceará) e fechou 2020 como a quinta que mais vendeu veículos no País, ocupando 7,14% do mercado. A Ford anunciou ainda sua intenção de continuar comercializando seus produtos no Brasil, mas serão veículos importados da Argentina e do Uruguai, onde pretende manter as suas fábricas. O professor Roberto Macedo, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP), não acredita que a decisão da empresa de continuar operando por aqui seja única e exclusivamente devido ao cenário econômico desfavorável, uma vez que as crises econômicas tendem a ser superadas, mais cedo ou mais tarde.

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“A indústria automobilística sempre recebeu muitos incentivos aqui no Brasil, então acho que tem coisas do lado da própria Ford, que está no País há mais de cem anos.” Motivada ou não por fatores particulares, o fato, contudo, é que a decisão da empresa de fechar suas unidades no País é péssima, pois representa mais desempregos. Macedo também não encontra justificativa para a empresa continuar a operar na Argentina, cujo cenário econômico é ainda pior do que o do Brasil. O professor acredita que pode ter pesado na decisão da Ford as perspectivas do Brasil em relação ao desempenho do PIB (Produto Interno Bruto), “porque isso afeta o crescimento do mercado, e é isso o que está acontecendo no Brasil, que desde 2015 não recuperou o PIB que tinha em 2014”. Além de que, observa ele, o empresário sempre pensa em termos de lucro, a chamada taxa de retorno, o que pode não ser factível em um país que está em recessão e em estagnação econômica, já que desde 1980 cresce abaixo do potencial que podia crescer.

Seja como for, Macedo considera a situação lamentável e lembra que, quando entrou no mercado de trabalho, décadas atrás, ninguém falava em desemprego. De todo modo, reforça a tese de que a decisão da Ford de deixar o País é um caso particular, já que nenhuma outra montadora, pelo menos por enquanto, anunciou disposição semelhante.