É chocante o descaso de autoridades eleitas com a Constituição

Renato Janine comenta a tentativa de censura, na Bienal do Livro no Rio, de uma HQ contendo imagem de um beijo entre dois homens

 11/09/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, o colunista Renato Janine Ribeiro fala da tentativa de censura na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro. O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, determinou o recolhimento da HQ Vingadores, a Cruzada das Crianças. A obra contém uma ilustração com dois homens se beijando. Após protestos de setores da sociedade e da manifestação do Supremo Tribunal Federal (STF), a comercialização foi liberada. Depois, o youtuber Felipe Neto comprou os exemplares para distribuir gratuitamente aos interessados.

Janine destaca que até o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, de posição mais conservadora, se pronunciou e divulgou uma nota dizendo que as pessoas que estão no poder da República estão fazendo coisas absolutamente erradas e enfrentando princípios básicos da democracia.

Para o colunista, é chocante que medidas flagrantemente anticonstitucionais sejam tomadas por quem está no poder público. Ele lembra que os eleitos, como prefeitos, governadores e presidente da República, estão sujeitos a uma série de leis, inclusive a Constituição.

Janine considera a atitude de Felipe Neto muito inteligente, pois o youtuber mandou lacrar os livros, mas colocando do lado de fora que aquela obra era imprópria para pessoas preconceituosas, tacanhas, limitadas.

“Foi uma atitude muito digna, merece elogio. Evidentemente custou dinheiro – dinheiro que ele tem – e nem todo mundo pode ter uma atitude desse tipo. Mas eu admiro realmente o Felipe Neto por ter tomado essa iniciativa de enfrentar a tentativa de restaurar o obscurantismo que a gente imaginava superado há muito tempo de forma irreversível”, diz o colunista.

Ouça, no link acima, a íntegra do áudio da coluna Ética e Política.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.