Dos mais citados cientistas do mundo, Albert Einstein é vítima da pós-verdade

Para Paulo Nussenzveig, personalidades científicas também são, muitas vezes, alvo de atribuição errônea de citações

 03/05/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na nova edição de Ciência e Cientistas, o físico Paulo Nussenzveig, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física (IF) da USP, discute o fenômeno da pós-verdade, quando aplicado às inúmeras citações supostamente proferidas por cientistas notórios, sendo o mais citado deles, Albert Einstein.

“Personalidades científicas também são, muitas vezes, vítimas de atribuição errônea de citações”, contextualiza o professor ao reforçar que, além de suas contribuições à física, Einstein se tornou famoso pelos “comentários sobre assuntos de naturezas muito diversas, como educação, casamento, dinheiro, a natureza da genialidade, composição musical, política, entre outros”. Entretanto, é preciso tomar com um grão de sal sempre que o famoso físico é evocado em citações, reforça Nussenzveig, já que, por diversas vezes, Einstein recebeu crédito de outras citações que não são de sua autoria.

Ouça mais no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.