Dores da artrose podem ser minimizadas com atividade física

Exercícios regulares ajudam a reduzir a dor e melhoram funcionalidades das articulações

 27/05/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 29/05/2019 as 13:18

Logo da Rádio USP

Exercícios feitos regularmente ajudam no tratamento da artrose, doença que atinge a cartilagem que protege as articulações dos joelhos, do quadril e das mãos. A prática regular da atividade física atua na redução das dores e na melhora das funcionalidades das articulações atingidas, podendo evitar, inclusive, a necessidade de cirurgia. O efeito do exercício se dá no fortalecimento da musculatura que envolve a articulação e na regulação da síntese do  líquido sinovial, um líquido viscoso das cavidades articulares e tendões. Ouça no player acima a íntegra da coluna Corpo e Movimento.


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP. 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.