Doentes de Alzheimer podem contar com atendimento na rede de saúde municipal de SP

O projeto que cria o Programa de Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências foi aprovado na Câmara Municipal e, segundo Yeda de Oliveira Duarte, supre uma lacuna histórica

 17/12/2020 - Publicado há 3 anos
Logo da Rádio USP

O Jornal da USP no Ar recebeu hoje (17) Yeda de Oliveira Duarte, professora da Escola de Enfermagem (EE) e da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e coordenadora do estudo Saúde, Bem Estar e Envelhecimento (Sabe), sobre as condições de vida e saúde dos idosos do município de São Paulo, para falar sobre o projeto de lei aprovado na Câmara Municipal que cria o Programa de Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências. 

Segundo a professora, havia uma lacuna histórica na rede no que diz respeito à questão do Alzheimer –  com exceção de alguns projetos pontuais, em sua maioria ligados a universidades, por exemplo.  “Dentro desse PL, a atenção a pessoas com doença de Alzheimer passa a ser em rede municipal. Profissionais serão treinados e acompanharão diagnósticos, além de expandir o atendimento que não acontecia anteriormente na rede pública”, explica Yeda. 

Além dos cuidados em rede, a instituição desse programa incorpora o atendimento nos territórios da cidade e, além disso, institui centros de referência no tratamento e reconhecimento dos casos. Para casos mais complexos, também haverá centro de referência ao qual tanto pacientes quanto seus familiares terão acesso, como aponta a professora: “É um salto de qualidade no tratamento”.

Apesar de 93% dos cuidadores de pacientes portadores de Alzheimer serem familiares, a frente nacional mais significativa durante a pandemia foi aquela ligada a instituições de longa permanência – às quais familiares também tinham acesso, por meio de acompanhamentos virtuais, por exemplo. De acordo com Yeda, por isso não houve tanto impacto da covid-19 no Brasil como em outros países. “Isso não impediu a contaminação, mas a diminuiu e contribuiu para que a saúde mental de pacientes e cuidadores não fosse tão afetada”, afirma. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.