Doenças metabólicas podem se desenvolver silenciosamente

Campanha da Faculdade de Ciências Farmacêuticas promove exames e orientação sobre diabete e hipertensão

25/09/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Durante os dias 26, 27 e 28 de setembro, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, acontece a 17ª  Semana de Diabetes e Hipertensão. Organizada pelos alunos da unidade, a campanha realiza exames para identificar as doenças e dá orientação para uma vida mais saudável. As atividades vão das 8h às 12h, no térreo da faculdade.

Leonardo da Cunha Marques, graduando em Farmácia e Bioquímica e um dos coordenadores do evento, explica que essas doenças são silenciosas, aumentando a importância do exame de rotina.

Nadine Santana da Silva, também graduanda e uma das coordenadoras da semana, esclarece que, embora o diagnóstico não seja dados nos testes instantâneos, os resultados permitem aos colaboradores orientar sobre medidas importantes relativas à alimentação e às atividades físicas.

Segundo Leonardo Marques, outro destaque dessa edição será a orientação sobre a hipercolesterolemia familiar – uma doença que aumenta a taxa de colesterol através de fatores genéticos.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.