Doença que pode levar à cegueira está com os dias contados

Tracoma atinge principalmente as crianças e está relacionado às condições de saúde e higiene

A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que o tracoma, doença inflamatória dos olhos que pode levar à cegueira, está eliminado globalmente. O que sustenta tal perspectiva, segundo a OMS, são dados que mostram aumento notável de 63% no número de pessoas tratadas de 2014 a 2016, em todo o mundo. No Brasil, entre 2008 e 2015, foram examinadas 3.165.662 pessoas e detectados 128.233 casos da doença, com um porcentual médio de positividade de 4,1%.

O professor Augusto Velasco e Cruz, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, afirma que o tracoma é uma doença relacionada às más condições de vida do paciente e admite que a incidência na população brasileira é baixa. Para ele, a possibilidade de eliminar a doença é possível, desde que as políticas públicas sejam eficientes.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.