Doença de Charcot-Marie-Tooth afeta sistema nervoso periférico

Filhos de portadores da doença têm 50% de chance de também desenvolverem a moléstia, diz especialista

 25/09/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 28/09/2018 as 15:25
Por
Logo da Rádio USP

O programa Saúde sem Complicações desta semana trata da doença de Charcot-Marie-Tooth (CMT), um distúrbio neurodegenerativo hereditário do sistema nervoso periférico. Para falar do assunto, o convidado é o professor Wilson Marques Junior, chefe do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e responsável pelo Laboratório de Neurofisiologia Clínica do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP).

Wilson Marques Junior

A CMT, segundo o professor, compromete as fibras sensitivas, motoras e, em alguns casos, as autonômicas do sistema nervoso, geralmente levando a “sintomas relacionados às fraquezas distais e a falta de sensibilidade, inicialmente nos pés, podendo progredir para as mãos.”  

Trata-se de uma doença hereditária e a chance de um filho do portador desenvolver o problema é de 50%. Marques Junior lembra ainda que é possível que a doença persista por várias gerações de uma mesma família, sucessivamente.

Hoje, são conhecidas cerca de 92 origens diferentes para a doença e acredita-se que muitas ainda devem ser descobertas.

O programa Saúde sem Complicações é produzido pela locutora Mel Vieira e pelo estagiário Thainan Honorato, da Rádio USP Ribeirão, com trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Apresentação de Mel Vieira e direção de Rosemeire Soares Talamone. Ouça acima, na íntegra, o programa Saúde sem Complicações.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.