Documentário inédito mapeia as lutas por direitos humanos

Instituto de Estudos Avançados narra a diversidade de reivindicações e conquistas sociais

 08/12/2017 - Publicado há 6 anos

No domingo (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP lança o documentário Cartografia de Direitos Humanos, que reúne, em 26 minutos, depoimentos de pessoas que lutaram pelos direitos humanos desde o regime militar até os dias atuais.

O filme será transmitido na plataforma Videocamp e foi realizado por membros do IEA e da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância.

A pesquisadora do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea, Rossana Reis, afirma que o trabalho aborda diversos temas, tais como o acesso à justiça, o direito à cidade, reivindicações do movimento negro, LGBTT e lutas pela liberdade de expressão. Apesar do curta ter uma abordagem histórica, ele narra também episódios recentes, como a Marcha das Vadias, a luta atual por moradia e os levantes de Junho de 2013.

Os organizadores estão em contato com emissoras de TV educativas para a divulgação do projeto e, segundo a professora Rossana, a equipe está aberta para receber dúvidas de pessoas que querem produzir trabalhos como este em outros locais do Brasil. Ela afirma que o objetivo é que o filme sirva de subsídio para iniciativas futuras. Para mais informações, basta acessar o site e, para conhecer o projeto Cartografia Direitos Humanos, clique aqui.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.