Doar medula é tão importante quanto doar sangue

O transplante de medula óssea é feito em pacientes com doenças que afetam a produção do sangue, como leucemia e anemia

 13/06/2018 - Publicado há 6 anos

A medula óssea é um líquido que ocupa o interior dos nossos ossos e é onde acontece a produção dos componentes do sangue. Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos, que tenha boa saúde, pode ser doador de medula. Para se tornar doador, é necessário realizar cadastro em qualquer hemocentro brasileiro.

Após realizar o cadastro, será coletada amostra do sangue para a realização de exames que vão determinar as suas características. Vale lembrar que é de extrema importância sempre manter os dados cadastrais atualizados, pois caso haja um paciente compatível com a medula do doador, esse será informado para decidir se vai doar ou não.

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.