Divisão do conhecimento em três áreas é tema de evento no IEA

Professor da USP ressalta importância de todo o conhecimento, mas questiona forma de avaliação

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

jorusp

Divisão do conhecimento em três áreas: ciências exatas, biológicas e humanas – Fotos: Wikimedia Commons

A divisão do conhecimento em três grandes áreas: ciências exatas, biológicas e humanas será tema de discussão em encontro no Instituto de Estudos Avançados  (IEA). O professor Rubens Russomano Ricciardi, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, que é coordenador do evento, falou a respeito.

Rubens Russomano Ricciardi – Foto: Departamento de Música / FFCLRP

O professor explica que essa divisão estagnada dos conhecimentos tem levado, não raramente, a resultados acadêmicos não tão produtivos quanto poderiam ser. Isso prejudica o planejamento e a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de tornar ineficiente, em alguns casos, os processos de contratação e avaliação dos docentes, incluindo-se a estrutura dos cursos.

Ele destaca que nos cursos de ciências biológicas, a biologia, a física e a química, são áreas do conhecimento indissociáveis. O curso de medicina, por exemplo, contempla todas as áreas que naturalmente são separadas em três. Outro ponto delicado é o conhecimento artístico, que o músico comenta ser diferenciado. “Todas [as áreas do conhecimento] devem estar na Universidade e como múltipla prioridade, tudo é importante e nenhum é superior a outro. Mas cada um tem seus elementos e a gente não pode julgar a pluralidade do conhecimento humano”, ressalta o professor.

O evento acontece nesta sexta (13), na Sala Alfredo Bosi, na Rua da Praça do Relógio, das 14h às 18h. A entrada é gratuita.

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados