Diversidade em Ciência discute Agendamentos LGBT+ e as suas contemporaneidades

O jornalista Gean Gonçalves fala sobre as terminologias das diversidades sexuais e os seus processos históricos

 

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Gean Oliveira Gonçalves, jornalista e doutorando do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP, com a pesquisa Experiências de gênero, sexualidade e poder no ensino de jornalismo.  Em seu mestrado, a sua dissertação foi Signo da diversidade: narrativa, afeto e compreensão jornalística em livros-reportagem sobre LGBT, defendida na ECA-USP.

Gean Gonçalves  fala sobre as terminologias das diversidades sexuais e os seus processos históricos. Segundo ele, as palavras têm poder de construções culturais, ideológicas, de significados e significantes. “No caso das terminologias LGBTI+, elas sofrem constantes processos de ressignificações”, afirma.

Ele também fala de como a temática é agendada na contemporaneidade, nos campos político, social, cultural e educativo.

O jornalista Gean Gonçalves atuou como repórter na imprensa segmentada, voltada para o público LGBTI+, o que permitiu uma maior compreensão para pesquisar as narrativas jornalísticas sobre esse segmento. Ele também atuou como professor convidado no curso Igualdade de Gênero – Perspectiva LGBT, da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado no estúdio do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: http://jornal.usp.br/radio/

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.