“Diversidade em Ciência” destaca avanço da extrema-direita

A convidada do programa, professora Maria Hermínia (FFLCH), fala também sobre crise econômica e interesses organizados

 18/11/2019 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

 

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Maria Hermínia Tavares de Almeida, professora titular aposentada do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e do Instituto de Relações Internacionais da USP. Pesquisadora sênior do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), onde coordena o Programa Internacional de Pós-Doutorado, ela é também membro da Comissão de Direitos Humanos da USP. Com pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, foi ouvidora geral na USP, em 2014, e diretora do Instituto de Relações Internacionais da USP.

Foi agraciada pela Presidência da República com a Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Comendadora, em 2006, e recebeu o Prêmio de Excelência Acadêmica em Ciência Política, conferido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), em 2013, sendo autora dos livros Crise econômica e interesses organizados (Edusp) e Tomando partido, fazendo opinião: cientistas sociais, imprensa e política (Editora Sumaré).

Nesta edição do programa, ela fala sobre o avanço da extrema-direita na política e sobre crise econômica e interesses organizados. “Essas novas configurações atingem todos os níveis, inclusive a questão ambiental”, explica.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às 2 horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado no estúdio do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: https://jornal.usp.br/radio/


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.